domingo, 17 de fevereiro de 2008

Mulheres da tecnologia

Estava lendo este artigo, que achei por sinal muito relevante e nele há uma pequena citação de mulheres atuantes no mundo da informática, gostaria de compartilhar essa informação com vocês.

Mulheres da Tecnologia:

O clássico jogo do atare River Raid foi desenvolvido por uma mulher, Carol Shaw

Outra mulher, Claire Giordano contribui para o Solaris desde a época do SunOS 5.0. Atualmente participa do projeto OpenSolaris, tendo dirigido os esforços de abertura do código do Solaris tanto na parte de engenharia como na criação da licença CDDL.

Danese Cooper participa da diretoria da Open Source Initiative e trabalha para a Intel dando assessoria sobre código aberto. Trabalhou por seis anos na Sun, onde era Sun’s Chief Open Source Evangelist e fundou o Sun’s Open Source Programs Office. Participou da criação do OpenOffice.org, java.net e blogs.sun.com.

Dru Lavigne é uma das figuras mais proeminentes do mundo BSD, autora do livro BSD Hacks (sim, aquele da O’Reilly!) e a principal executiva da Certificação Oficial BSD (ainda em fase de definição).

Erna Schneider Hoover foi a primeira mulher supervisora de um departamento técnico da Bell Labs. Ela criou um sistema de chaveamento computadorizado para ligações telefônicas, ajudando a eliminar o sério problema de sobrecarga do sistema, e cujos princípios são usados até hoje em comunicação pública e até na Internet.

A almirante da marinha Grace Hopper foi a inventora de um dos primeiros compiladores. Seu trabalho deu base para o desenvolvimento de diversos aspectos da computação, como subrotinas, tradução de fórmulas, endereçamento relativo, otimização de código e manipulação simbólica. Ela trabalhou no UNIVAC e ajudou na criação do COBOL. Sua menor contribuição para a área foi a criação do termo bug. Um dia o computador onde ela trabalhava, um grande maquinário, travou e não funcionava. Como não conseguiam resolver o problema, começaram a desmontar a máquina para verificar, e encontraram uma mariposa no meio das engrenagens. Ela então colou a mariposa na capa de um caderno e deu início ali a um registro de erros ocorridos no sistema e as soluções para ele. Pode-se dizer que ela criou também o conceito de log

De um grupo de 80 matemáticas, seis foram escolhidas para serem as “Computers”, as primeiras programadoras do ENIAC:

- Kay Antonelly
- Jean Bartik
- Betty Holberton
- Marlyn Meltzer
- Frances Spence
- Ruth Teilelbaum

Seu trabalho, durante a II Guerra, consistia em calcular trajetórias balísticas através de complexas equações diferenciais.”

Fonte: Mundo OpenSource

0 Comentário(s):

Postar um comentário

<< Home