domingo, 17 de fevereiro de 2008

MIT e Unicamp, de graça, na tela do micro


Cursos gratuitos a distância não faltam nas páginas da web. Tem opções para quem está começando a se preparar para o vestibular, para os que pretendem aumentar os conhecimentos em tecnologia e até para aqueles com disposição para abrir o próprio negócio.

Quer fazer um curso no MIT, mas não tem como seguir para os Estados Unidos? O MIT pode vir até você, na tela do computador. O Massachussets Institute of Technology, cuja foto você vê aí em cima, tem mais de 1000 cursos de acesso livre. No endereço fica disponível o material utilizado pelos professores nos mais diferentes cursos. Tem opções na Sloan School of Management, uma das mais famosa escola de business do mundo, e em outras áreas como tecnologia, ciência, economia e engenharia. Nenhum deles exige cadastro para utilização, mas também não emitem nenhum tipo de certificado.

Para quem tem espírito empreendedor, a oportunidade de dar o primeiro passo pode estar no site do Sebrae, que oferece cursos gratuitos com os temas Iniciando um pequeno Grande Negócio, Aprender a Empreender e Como vender Mais e Melhor, entre outros. Já se o seu interesse é aprender mais sobre informática e redes, o movimento Humanistas tem cursos nessa área. Os cursos são gratuitos e os professores voluntários são de universidades como USP, Mackenzie, Fatec e PUC-SP.

No site da Unicamp também há cursos interessantes voltados para produção de sites. Os mini cursos são gratuitos e inclui temas como CSS (Cascading Style Sheets), criação de homepage, edição de imagens com o software irfanview e tecnologia XML.

Para aprender a língua francesa sem pagar nada a opção é o site Francoclic, mantido pelo MEC em convênio com a embaixada francesa do Brasil.

Outras várias opções para todo tipo de interesse estão disponíveis no diretório de cursos a distância gratuitos, recém-inaugurado no site da Abraead, que organiza o Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta a Distância.


Fonte: Blogo da Silvia Balieiro

0 Comentário(s):

Postar um comentário

<< Home