domingo, 14 de maio de 2006

Tv Digital

O governo irá anunciar até o dia 30 desse mês a decisão sobre o padrão de tv digital que irá adotar. Há várias notícias de que o padrão ainda seria uma incógnita, mas se voce levar em conta que o SBTVD (Sistema Brasileiro de Tv Digital) já existe no Brasil, por exemplo a Globo que já utiliza o padrão japonês e gastou bastante em equipamentos e que há um tempinho atrás o governo incentivou centros de pesquisa e universidades a produzir esse tal SBTVD, que durou alguns meses mas que resultou em absoluto sucesso por parte dos pesquisadores brasileiros: um novo sistema adaptado do padrão japonês, com novas técnicas de modulação resultaram em equipamentos de melhor qualidade e mais adaptados à realidade brasileira. Isso já funciona e existe! Pensando por esse lado, será que ainda é tão dificil assim perceber o favoritismo japonês??? Mas o jogo ainda não terminou... os Europeus não se deram por vencidos. Eles só estavam esperando a visita do Presidente Lula à Viena para apresentar um memorando de entedimentos sobre a implantação da Tv Digital no Brasil. Aproveitarão, também, para incluir a importação de Etanol entre as contrapartidas para que o Brasil escolha a tecnologia européia, conhecida como DVB. Isso, fora a nota sobre o pacote já distribuida pela "coalisão DVB" onde fala sobre o compromisso de criação de três centros de aplicações de circuitos integrados e a abertura de uma linha de crédito pelo Banco Europeu de Investimentos, de 400 milhões, para financiar emissoras de tv para comprar equipamentos.

Tá... mas então por que tanto fuzuê sobre o assunto??? O que vai mudar para a dona de casa que assiste sua novela diariamente???

Nada! :D


Essa discussão que se criou em volta do assunto é válida, pois isso é um baita de um negócio. Na verdade, não se trata simplesmente do aumento da qualidade da imagem (até porque nada vai mudar se você não tiver uma TV de plasma ou LCD), mas sim da interatividade, da internet à todo mundo, dos serviços oferecidos, da mobilidade, da democratização da televisão, do acesso ao conteudo, etc, etc, etc.

Bem, vamos esperar e ver qual será o padrão adotado. Daí poderemos dizer se as mudaças foram válidas ou não!

1 Comentário(s):

At 11:27 PM, Anonymous Anônimo disse...

oi Claudinha
eu acho que tudo isso vai demorar muito .....
temos exemplos disso no dia-dia
acho que fica mais fácil, para nossa realidade a evolução de outros formatos
de mídia como a própria internet.
bjs

 

Postar um comentário

<< Home